quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"Siesta" Espanhola



Hoje eu vou falar de uma coisa muito "chata" (depende do ponto de vista) que estamos tendo que nos acostumar aqui na Espanha. Já tinha ouvido falar na famosa "siesta", mas nunca acreditei que isso de fato acontecesse. A "siesta" é o seguinte: entre as 14h e as 17hrs muitos espanhóis mandam uma banana para todos, principalmente para o mundo capitalista, pois a grande maioria das lojas fecham. Eles almoçam longamente (com muito vinho) e depois dão uma dormidinha ( Mas que vida boa, eim?? OIoiaoaioai!) Entretanto, esse horário não é rígido. Para complicar ainda mais a nossa vida, algumas lojas fecham de 14 as 17 hrs, outras de 15 as 17 hrs, outras de 14 as 16:30hrs... fica difícil saber quando realmente podemos sair de casa sem correr o risco de ficar com a cara na porta, e no frio. Pois bem... nas cidades pequenas, que é o caso de Salamanca, é batata que entre esses horários seja MUITO difícil encontrar as lojas abertas, diferente das cidades grandes, como Barcelona e Madrid, onde o número de lojas que fecham é bem menor. É interessante que o meio dia, que para nós é as 12 horas (o meio do dia mesmo) para eles são às duas da tarde, pois essa é a hora que eles almoçam. Até esse horário, as pessoas ainda dão umas as outras "buenos dias!", e apenas depois das duas é que se fala "buenas tardes!" A tarde aqui na Espanha se estende até as 8 da noite (para nós), enquanto somente a partir das 6 da manhã é que é realmente manhã para eles. A vida aqui só começa a partir das 10 hrs. Até então, no inverno, ainda é tudo escuro e dá uma preguiça gigantesca de ter que acordar e ir pra aula ou pra qualquer outro lugar. 

"Siesta" - Salamanca

Para não ser injusta com o povo espanhol, também há o outro lado da moeda. Como uma recompensa à "siesta", as lojas costumam fechar somente às 22 horas da noite, então temos um tempo significativo para comprar umas coisas e resolvermos outras. 
Parando para refletir sobre esse costume, tão diferente do que estamos acostumados a viver, num mundo de tanta correria, será que não vale a pena viver mais devagar? Será que reduzir o ritmo durante o dia não acaba melhorando a produtividade, já que as horas trabalhadas talvez sejam mais produtivas? Já que nós (brasileiros) importamos tantas porcarias enlatadas e ideologias fracassadas, não seria ruim copiar a "Siesta" Espanhola e distribuir trabalho e descanso de um jeito mais sustentável. Até os médicos aprovam, segundo reportagem do Fantástico (eu pesquisei sobre isso na internet, vale?? - vale é o mesmo que "Ok" para americanos ou americanizados):

"A Siesta espanhola já foi muito ameaçada pelo ritmo da vida moderna. Mas ultimamente o hábito ganhou força por recomendação dos médicos. Estudos recentes comprovam: entre 14h e 16h, o corpo humano tem uma tendência natural para dormir e isso não tem nada a ver com a comida, nem com o calor.

Uma das pesquisas, realizada na Inglaterra, concluiu que nesse horário a temperatura do corpo diminui, e o ritmo cardíaco e a pressão caem."

Bom, fica aí uma reflexão para que se interessar e tiver tempo pra isso. Por enquanto, é só! Aqui ainda são 14:30 hrs, e eu ainda tenho tempo de tirar a minha "siesta". Até as 17! "besos!"

Marina Freitas

3 comentários:

  1. Ahhh de siesta eu entendo muito bem rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Cada vez que eu leio eu fico com mais saudades.... vejo que o blog já tem 2(dois) seguidores...hehe...bjs meu amor, te amo demais!

    ResponderExcluir